
Se você gosta de um bom café coado, vale a dica de conhecer o Hario V60; o porta-filtro, de design especial, possui características que interferem na extração e, consequentemente, na qualidade do café. O resultado é uma bebida limpa (sem resíduos de xícara) e saborosa, que ressalta notas sensoriais e aromáticas do grão.
Neste post, vamos explicar por que essas características transformam o método Hario V60 em um dos preferidos de quem gosta de um café filtrado superior. E o melhor é que você pode fazer em casa sem gastar tempo: o preparo leva apenas 4 minutos!
Sobre a Hario v60
Criado pela empresa nipônica Hario em 2005, o porta-filtros lembra o tradicional Melitta. Graças ao design, o que diferencia o V60 são três elementos estruturais:
-
- As linhas espirais ou veios internos, que respondem pelo espaço entre o filtro de papel e o porta filtro;
- O formato cônico do filtro, que direciona a água para o centro;
- Um único buraco grande no meio do porta-filtro.
Essas ranhuras (veios) do suporte Hario fazem com que o líquido escorra de maneira uniforme em direção ao copo. Este elemento também garante a distância do líquido ao papel do filtro, o que diminui o tempo de contato do pó com a água e dá espaço para a circulação de ar. Ali, ocorre a “expansão do café” e a liberação de aromas e notas da torra.
Já o orifício de saída circular do porta-filtro impede que a água fique parada no fundo, garantindo a passagem constante do café coado. Juntos, estes elementos promovem uma extração especialmente idealizada para destacar as características dos cafés de qualidade superior. E quem ganha em sabor é o paladar.
Ele pode ser encontrado em opções de diferentes tamanhos (desde a menor, para o preparo de uma xícara, até a grande, para três xícaras ou mais). E também em materiais diferentes: plástico, porcelana, cobre e o tradicional, em vidro.
Seja qual for o escolhido, basta acompanhar o passo a passo abaixo para preparar um café filtrado especial com o Hario v60.
Como fazer café na Hario v60
Ah, antes de começar, vale a dica: o tempo de extração deve levar de 3 a 4 minutos, o suficiente para usar o Hario V60 com a precisão proposta pelos japoneses.
- Escolha um café de qualidade superior;
- A proporção da medida é de aproximadamente 1 parte de café para 15 de água, ou 1:15. Isso quer dizer que você vai usar 20g de café para cada 300ml de água.
- A gramatura da moagem deve ser média para fina (na gramatura do açúcar cristal); ideal é usar grãos frescos, moídos pouco antes de iniciar o bebida;
- Escalde o filtro de papel -basta passar água por toda a extensão antes de acrescentar o café. Não se esqueça de descartar a água depois;
- Coloque o café moído no filtro e acrescente 60ml de água, molhando por igual todo o pó. Este método conhecido por desgaseificação ou blooming, que serve para soltar todas as notas do grão em contato com a água quente. Espere de 35 a 45 segundos.
- Delicadamente, acrescente o restante da água em movimentos circulares, em intervalos de mais ou menos 10 segundos.Espere a água baixar antes de acrescentar mais.
- Sirva em seguida!
Hario V60: dicas importantes
Por que devo usar apenas cafés especiais no Hario V60? Ora, para aproveitar 100% da qualidade oferecida pelo método, criado justamente para ressaltar características do grão como acidez e doçura. Usar um café inferior em uma Hario V60 é o mesmo que matar mosca com tiro de canhão. Pior: o método vai evidenciar a péssima qualidade do café, destacando características como amargor e excesso de torra (processo industrial muito comum em marcas comerciais para mascarar defeitos e impurezas do café).
O filtro de papel próprio também é importante, uma vez que o desenho especial, cônico, é responsável por formar um ângulo de 60° que concentra a saída do café num ponto só. Daí o nome do método: Hario V60.
Nunca jogue toda a água sobre o pó de uma vez só. Na Hario V60, a delicadeza no processo de verter a água evita a super extração da bebida, que pode deixar o café com amargor indesejável. Por isso a dica de dispor a água sobre o pó devagar e de maneira uniforme é tão importante; tanto que a Hario criou uma chaleira especial para facilitar o processo, a Buono, cujo design permite maior controle na saída de água.
O controle do tempo é uma variável importante neste método. Se a extração for rápida demais, é provável que o café esteja com a moagem muito grossa; e se demorar muito, a moagem pode estar muito fina. No próximo uso do Hario V60, procure usar um timer para precisar o tempo de preparo e teste o resultado. Se não ficar bom, repita os processos respeitando o passo a passo e as dicas desse post. Fique à vontade para contar sua experiência!
Para que você esteja atualizado sobre os melhores grãos de cafés especiais e como prepara-los e escolher os melhores Bland's acompahe nossas postagens no Blog. Estaremos sempre com dicas deliciosas para uma melhor experiência para voce apreciar os melhores graãos formecidos aos nossos associados e clientes.